Qualificação

Procedimento para realização do Exame de Qualificação

    As informações sobre o Exame de Qualificação podem ser encontradas no Regimento Interno do PPGEE e na Norma Complementar 3.

De acordo com esses documentos, o procedimento para agendamento do exame de qualificação e homologação pela CPG é:

1°. O aluno/orientador deverá entrar em contato com quatro membros (2 efetivos e 2 suplentes) para verificar a disponibilidade dos mesmos para participação no exame e agendar a data para sua realização. 

2°. Consultar junto à secretaria, através do e-mail ppgee@ufscar.br, a disponibilidade para reserva do local onde o exame será realizado. Em casos excepcionais, o exame de qualificação poderá ser realizado via remota.  

3°. Enviar, também via e-mail, e com pelo menos 30 dias de antecedência da data prevista para realização do exame, o Formulário de Solicitação de Exame de Qualificação, conforme modelojuntamente com o Relatório Parcial de Pesquisa.

De acordo com o Art. 10 da Norma Complementar 3, o Exame de Qualificação deverá ser realizado dentro de um período máximo de 30 dias após a data da homologação da Comissão de Qualificação pela CPG. Esgotado esse prazo, cessará a validade da comissão.

4°. Sendo a solicitação aprovada pela CPG, a secretaria enviará a confirmação de sua realização ao candidato e aos membros da banca via e-mail e ao orientador os documentos que deverão ser utilizados no dia do exame, sendo eles: a Ata do Exame, a ser utilizada pela Comissão de Qualificação para que avalie e delibere pela aprovação ou reprovação do(a) aluno(a), e a Declaração de Participação na banca, a qual deverá ser entregue aos membros.

5°. Ao término do Exame de Qualificação, a Ata do Exame, preenchida e devidamente assinada, deverá ser entregue ou enviada por e-mail pelo orientador à secretaria do PPGEE.

 

Obs.: De acordo com o Art. 33 do Regimento Interno: 

Excepcionalmente, se o conteúdo do trabalho envolver conhecimento passível de ser protegido por direitos de propriedade industrial, conforme atestado pelo órgão da UFSCar responsável pela gestão de propriedade intelectual, a CPG autorizará defesa do Exame de Qualificação fechada ao público, mediante solicitação do orientador e candidato, aprovada e acompanhada de termos (com cláusula de confidencialidade e sigilo) devidamente assinados por todos os membros da Banca.

 

        Logo, deverá ser informado a CPG, durante o envio da carta, a solicitação para que o exame seja fechado.