Reconhecimento de Créditos

Procedimento para Validação de Créditos obtidos em disciplinas de cursos de pós-graduação stricto sensu credenciados pela CAPES

 

De acordo com o Regimento Interno do PPGEE:

 

Art. 23 - Poderão ser validados créditos obtidos em disciplinas de cursos de pós-graduação stricto sensu credenciados pela CAPES, mediante aprovação da CPG.

1º- A solicitação de transferência de créditos deverá apresentar prova de que o aluno obteve aprovação na disciplina, ementa e carga horária desta, e outras informações que a CPG julgue necessárias para atestar a validade da transferência.

2º - Poderão ser aproveitados até o máximo de 40% do total de créditos exigidos para a integralização das disciplinas de Mestrado, desde que cursadas no máximo 2 (dois) anos antes da matrícula no curso.

3º - Para estabelecimento da equivalência de créditos cursados em outras instituições, a CPG deve analisar criteriosamente os conteúdos, estruturas e horas de atividades compreendidas nas disciplinas, consideradas caso a caso.

4º - A critério da CPG, poderão ser reconhecidas todas as disciplinas cursadas no próprio programa, como aluno especial, desde que cursadas no máximo 2 (dois) anos antes da matrícula como aluno regular do curso.

 

Os procedimentos para solicitar a validação de créditos são:

 

  1. Disciplinas cursadas em outros Programas de Pós-Graduação:

Para solicitar o reconhecimento de créditos, o aluno deverá encaminhar carta à CPG do PPGEE, conforme modelo, juntamente com o comprovante emitido pelo Programa de Pós-Graduação em que cursou a(s) disciplina(s) contendo nome da disciplina, frequência, nota, período e carga horária. Após aprovação pela CPG, a Secretaria do PPGEE se encarregará de atualizar o cadastro do aluno no PROPGWeb, com a ponderação dos créditos transferidos.

 

  1. Disciplinas cursadas como aluno especial no PPGEE:

Para solicitar o reconhecimento de créditos, o aluno deverá encaminhar carta à CPG do PPGEE, conforme modelo. Após aprovação pela CPG, a Secretaria do PPGEE se encarregará de atualizar o cadastro do aluno no PROPGWeb.

 

Todos os documentos devem ser entregues na Secretaria do PPGEE, que dará encaminhamento para CPG.