Fotônica: Materiais e Dispositivos

Esta linha de pesquisa é dividida em três frentes. Primeiro, na investigação das propriedades de novos materiais semicondutores com potencial para aplicação em dispositivos optoeletrônicos e fotônicos. Segundo, no desenvolvimento de processos de micro e nano fabricação, voltado para a pesquisa de novos dispositivos fotônicos.

Terceiro, no estudo e implementação de técnicas de caracterização avançadas, para a investigação das propriedades dos novos materiais e para avaliação do funcionamento dos novos dispositivos, em que vislumbra-se aplicações para sistemas fotovoltaicos. Os tópicos investigados dentro dessas três frentes abrangem o estudo das propriedades eletro-ópticas de novos materiais semicondutores; a simulação e otimização de micro e nano dispositivos optoeletrônicos e fotônicos; a micro e nano fabricação de novos dispositivos fotônicos; a implementação de novas técnicas de caracterização óptica, elétrica e magnética de novos materiais semicondutores e dos novos dispositivos fabricados para aplicações em micro e nano fotônica.

 

Sublinhas:

Materiais e Dispositivos aplicados a Fotônica e Optoeletrônica: Essa sublinha de pesquisa explora tópicos técnico-científicos relevantes dentro das três frentes de pesquisa da Linha Fotônica: Materiais e Dispositivos. Esses tópicos consistem no estudo das propriedades eletro-ópticas de novos materiais semicondutores; desenvolvimento de simulações computacionais de micro e nano dispositivos optoeletrônicos e fotônicos; exploração de micro e nano fabricação de novos dispositivos fotônicos e optoeletrônicos; implementação de técnicas avançadas de caracterização óptica, elétrica e magnética de novos materiais semicondutores e de novos dispositivos fotônicos e optoeletrônicos.

Docentes: