Processamento Digital de Sinais

Esta linha de pesquisa tem como objetivo realizar estudos teóricos, modelagens, análises e aplicações de técnicas para o processamento, entendimento, resgate e extração de informação de sinais de diversas fontes, que permitam a criação de modelos matemáticos e algoritmos que possam ser executados por dispositivos digitais programáveis. As principais aplicações dentro desta linha estão orientadas ao projeto e implementação de técnicas para o processamento de sinais biomédicos, para sistemas de telecomunicações, para sistemas mecatrônicos, para Smart Grids, entre outros tipos de sistemas.

 

Sublinhas:


Processamento de Sinais Biomédicos: Esta sublinha de pesquisa objetiva o desenvolvimento e implementação de técnicas de processamento para sinais e sistemas biológicos e biomédicos. Sendo os principais temas: processamento de sinais em exoesqueletos, análise e monitoramento de pacientes com dificuldades de locomoção e idosos, processamento de voz e imagens da laringe.  

 Docentes:


Processamento de Sinais para Sistemas de Comunicação: Esta sublinha de pesquisa contempla a análise, modelagem, simulação de sistemas de comunicação e processamento de sinais para geração, transmissão e recepção de informação. Particularmente, foca-se em redes de comunicação sem fio e tecnologias para futuras gerações (5G and beyond) como plataformas de comunicação para IoT, IoE e Indústria 4.0. Para esse propósito, emprega-se ferramentas como: processos estocásticos, teoria da informação, processamento de sinais, simulações de Monte Carlo, simulações de rede, otimização, teoria de jogos e aprendizado de máquina.

 Docentes:


Processamento de Sinais para Sistemas Mecatrônicos: Esta sublinha de pesquisa desenvolve e aplica técnicas de processamento de sinais para sistemas mecatrônicos com o objetivo de desenvolver robôs e sistemas inteligentes para aplicações industriais, espaciais, agrícola, de reabilitação, de serviço, educacionais, entre outras. Os projetos a serem desenvolvidos utilizam algoritmos de filtragem, detecção, estimação, classificação e fusão de sinais, controle de sistemas; Processamento de Imagens; Reconhecimento de Padrões; Robótica Móvel e Aprendizado de Máquinas.

 Docentes: