Smart Grids

Esta linha tem como escopo a realização de pesquisas voltadas aos sistemas elétricos de potência, porém, especificamente para smart grids. Para tanto, dispõe-se de técnicas de inteligência artificial para análise, planejamento e operação de sistemas elétricos com a inserção de fontes alternativas de energia elétrica. Portanto, o foco principal dessa linha é enviesado pelos conceitos de Smart Grids e Microgrids. Destaca-se nessa linha o forte emprego de eletrônica de potência ao processamento de energia e ao acionamento e controle de máquinas elétricas. As pesquisas realizadas no escopo dessa linha visam aprimorar as tomadas de decisão para concessionárias de transmissão e distribuição de energia elétrica, usinas geradoras e ainda garantir melhor eficiência e confiabilidade aos sistemas elétricos de potência. Ainda é cabível mencionar que os consumidores residenciais, comerciais e industriais são incluídos nessa linha, devido às pesquisas que visam o gerenciamento de energia pelo lado da demanda, em que são considerados os softwares para smart meters e a transmissão de dados desses medidores às concessionárias (pesquisa feita em conjunto com a linha de Processamento Digital de Sinais).

 

Sublinhas:


Smart Grids - Planejamento, Análise e Operação: Esta sublinha tem como escopo o estudo e a resolução de problemas de planejamento, análise e operação de sistemas de energia elétrica em um contexto de Smart Grids. As pesquisas realizadas nesta sublinha baseiam-se na modelagem, simulação e aplicação de técnicas computacionais de controle, otimização e/ou inteligência artificial à tomada de decisões técnico-operacionais dos sistemas de energia elétrica. Esta sublinha também contempla a tomada de decisões por parte dos consumidores pelo estudo e resolução de problemas de gerenciamento de energia pelo lado da demanda.

Docentes:


Eletrônica de Potência e Processamento de Energia: Esta linha de pesquisa visa o estudo, análise, modelagem e controle de conversores e inversores de potência aplicados na geração distribuída de energia e microgrids. Dentro dos temas a serem explorados estão a integração de fontes alternativas de energia por meio de inversores multiníveis; estudo de novas topologias de conversores ou inversores para geração distribuída; modelagem e controle de inversores trifásicos em microgrids.

Docentes: