Defesa

Procedimento para realização da Defesa de Dissertação

As informações sobre o Depósito e Defesa de Dissertação de Mestrado podem ser encontradas no Regimento Interno do PPGEE e na Norma Complementar 3.

De acordo com esses documentos, o PROCEDIMENTO para agendamento da defesa e homologação pela CPG é:

  1. O aluno/orientador deverá entrar em contato com quatro membros (2 efetivos e 2 suplentes) para verificar a disponibilidade de participação no exame e agendar a data disponível para sua realização. A lista de membros deve respeitar o disposto no Art. 30 do regimento Interno do PPGEE. Dois nomes dessa lista não poderão ser vinculados ao quadro docente da UFSCar e ao PPGEE, e deverão ser indicados como titular e suplente.
  2. O(A) aluno(a) deverá verificar a disponibilidade do local onde a defesa será realizada, na data prevista para sua realização, e solicitar a reserva junto à secretaria do PPGEE (ppgee@ufscar.br). Em casos excepcionais, a defesa poderá ser realizada via remota.
  3. O(A) aluno(a) deverá enviar para secretaria do PPGEE a solicitação contendo os seguintes documentos Formulário de Solicitação de Exame de Defesa (link externo) preenchido e assinado. Quando preencher esse formulário, será enviado um documento em seu e-mail que seu orientador deverá assinar e você deverá enviá-lo para ppgee@ufscar.br junto com os demais documentos exigidos. O(a) orientador(a) também receberá um link para preencher o cadastro dos membros da banca que não estão em nosso banco de dados. Ele(a) deverá enviar esse link para esses membros preencherem o cadastro. 
    1. Versão em pdf da Dissertação de Mestrado, escrita em língua portuguesa ou inglesa e respeitando as normas da ABNT para elaboração de trabalho científico. O modelo de dissertação disponibilizado pelo PPGEE pode ser encontrado nos links abaixo, sendo que os elementos pré-textuais (CAPA e CONTRACAPA) devem manter o formato do modelo e são obrigatórios. A sequência de elementos pré-textuais (folha de aprovação (obrigatório na versão final), dedicatória (opcional), agradecimentos (obrigatório), epígrafe (opcional), Resumo (obrigatório), Abstract (obrigatório), Lista de Ilustrações (obrigatório caso houver figuras), Lista de tabelas (obrigatório caso houver tabelas), Lista de siglas (opcional, caso houver siglas), Lista de Símbolos (opcional, se houver símbolos) e Sumário (Obrigatório)), são padronizados e devem ser seguidos na mesma sequência do modelo. Atentar-se para diferenciação entre Anexos e Apêndices.
    2. Modelo Dissertação em LaTeX (link externo)
    3. Modelo de Dissertação em Word (.docx198kB)
    4. Modelo de Dissertação em PDF (.pdf677kB)
    5. Cópia do artigo submetido para periódico com classificação Qualis-CAPES em Engenharias IV ou submetido para evento científico.
    6. Link do Perfil do Linkedin (link externo com instruções)
    7. CV Lattes atualizado contendo a informação do vínculo com o PPGEE e o nome do orientador.
  4. A Secretaria receberá então a solicitação, corrigirá informações (se necessário) e, estando de acordo, irá enviar a solicitação para homologação da CPG e autorizar a realização do exame. A Secretaria enviará um e-mail lembrete para os membros da banca e solicitará os dados cadastrais para os membros externos.
  5. A Secretaria informará o(a) aluno(a) sobre a autorização e enviará ao orientador(a) os documentos que serão utilizados na data da defesa (Ata e Comprovante de Participação na Banca).

    De acordo com o Art. 16 da Norma Complementar 3: Caberá ao aluno ou orientador entrar em contato com os membros da Comissão Examinadora para enviar o convite para participação da Comissão Examinadora, bem como confirmar o dia, hora e local para realização da Defesa.

    Parágrafo Único – Após a homologação da data da defesa e da Comissão Examinadora pela CPG, o aluno e orientador ficarão responsáveis pela entrega dos exemplares impressos ou digitais para a banca.

  6. Na data e horário agendados, será realizada a Defesa da Dissertação de Mestrado.
  7. Ao final da defesa, o(a) orientador(a) deverá encaminhar para secretaria a Ata preenchida e assinada por todos os membros da banca, contendo o resultado do exame.

    De acordo com o Art. 30 do Regimento Interno, § 4º - Ao final da defesa de Dissertação:

    a) Cada membro da Comissão Examinadora expressará o seu julgamento como “Aprovado” ou “Reprovado”. Será considerado aprovado o candidato que obtiver aprovação da maioria dos membros da Comissão Examinadora;

    b) A Comissão Examinadora elaborará um relatório contendo os julgamentos dos membros e um parecer sobre o conteúdo e a apresentação da Dissertação.

  8. A Secretaria enviará a Folha de Aprovação assinada ao aluno.
  9. De acordo com o disposto no parágrafo 5° do Artigo 30 do Regimento Interno do PPGEE e no Art. 21 da Norma Complementar 3, no máximo 2 (dois) meses após a data da defesa, o aluno aprovado deverá depositar na Secretaria do PPGEE a dissertação com as correções propostas pela Comissão Examinadora para que o resultado da defesa seja homologado pela CPG. A dissertação apresentada para a homologação deverá estar acompanhada do parecer favorável do Orientador.* Esse envio poderá ser realizado digitalmente, utilizando o e-mail ppgee@ufscar.br. A Dissertação Final já deverá conter a Folha de Aprovação escaneada. Também deverá ser enviada junto com a Dissertação Final, a Carta à CPG.
  10. A Secretaria encaminhará a documentação para homologação na CPGEE.
  11. O(A) aluno(a) deposita a Dissertação na BCo via sistema após a homologação. As instruções para o depósito estão na página: Repositório Instuticional UFSCar (link externo)
  12. O(A) aluno(a) encaminha à secretaria um e-mail comprobatório do depósito da Dissertação e a Certidão negativa da BCo.
  13. A Secretaria declara o(a) aluno(a) como concluído no ProPGWeb e envia pedido de emissão de diploma à ProPG.
  14. Recebido o diploma da ProPG, a secretaria contata o aluno para a retirada. Os diplomas poderão ser entregues a terceiros somente mediante procuração com firma reconhecida. A secretaria não encaminhará diplomas por via postal.

Observação: De acordo com o Art. 27 do Regimento Interno:

Excepcionalmente, se o conteúdo do trabalho envolver conhecimento passível de ser protegido por direitos de propriedade industrial, conforme atestado pelo órgão da UFSCar responsável pela gestão de propriedade intelectual, a CPG autorizará defesa de Dissertação fechada ao público, mediante solicitação do orientador e candidato, aprovada e acompanhada de termos (com cláusula de confidencialidade e sigilo) devidamente assinados por todos os membros da Banca.

Logo, deverá ser informada à CPG, na solicitação inicial do aluno, a informação de que o exame deverá ser fechado ao público.

* É de responsabilidade do orientador verificar que o exemplar esteja totalmente de acordo com as normas. Caso esteja em desacordo, a Dissertação será devolvida ao Orientador para que seja providenciada a eventual correção. O novo encaminhamento à secretaria, após a correção, também é de responsabilidade do Orientador.