Capacitação Docente em Engenharia Elétrica

Programa de Estágio Supervisionado de Capacitação Docente - PESCD. Baseado na Portaria GR. Nº. 312/97, de 03 de outubro de 1997 e adaptado para o PPGEE.

1. O Programa de Estágio Supervisionado de Capacitação Docente - PESCD tem por objetivo aprimorar a formação de discentes de Pós-Graduação, oferecendo-lhes adequada preparação pedagógica, por meio de estágio supervisionado em atividades didáticas de graduação. Esse estágio é garantido pela disciplina EEL-014 - Capacitação Docente em Engenharia Elétrica, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica – PPGEE.
  2. Podem participar do PESCD os alunos regularmente matriculados no Curso de Mestrado do PPGEE/UFSCar. Alunos bolsistas CAPES-DS devem obrigatoriamente participar do PESCD. Aos demais, sua participação é opcional.
  3. Os alunos regularmente matriculados devem procurar seus respectivos orientadores e definirem em que momento e qual disciplina da graduação eles deverão atuar.
  4. Os alunos interessados na realização do estágio devem escolher a disciplina da graduação de seu interesse, elaborando, juntamente com o professor responsável por essa disciplina, o Plano de Atividades do Estagiário.
    1. Em princípio, está aberta a participação do aluno de pós-graduação em todas as disciplinas da UFSCar, sendo prerrogativa do professor responsável pela disciplina de graduação definir se a mesma fará parte do Programa ou não, além da aprovação do orientador para participação do pós-graduando na disciplina escolhida. Geralmente o aluno PESCD participa de disciplinas ministradas pelos respectivos orientadores, porém não sendo esta condição obrigatória.
  5. O Plano de Atividades do Estagiário deve ser elaborado conforme modelo padrão e submetido à Comissão do PPGEE, juntamente com a assinatura do orientador e do responsável pela disciplina na graduação. Portanto, o aluno deverá estar atento ao cronograma de reuniões da CPG de tal forma que a apreciação do Plano de Atividades do Estagiário seja feita em reunião anterior ao período de matrícula na disciplina EEL-014.
  6. Após a aprovação na CPG, o aluno deverá se matricular na disciplina EEL-014 - Capacitação Docente em Engenharia Elétrica, oferecida todos os semestres. O aluno apenas deverá estar atento para matricular nessa disciplina no mesmo semestre em que a disciplina da graduação está sendo ofertada.
  7. A disciplina EEL-014 é de responsabilidade do Coordenador do Programa de Pós-Graduação.
  8. A participação do pós-graduando de Mestrado no PESCD limita-se ao prazo de 01 (um) semestre letivo.
  9. É importante que o Plano de Atividades do Estagiário contemple os seguintes itens:
    1. Justificativa pormenorizada da participação do aluno no programa, onde fiquem evidenciadas a conveniência da participação e os reflexos da colaboração na disciplina;
    2. Tarefas a serem desenvolvidas pelo aluno e respectiva carga horária semanal:
      1. tópicos de eventuais aulas (teóricas, práticas, exercícios, projetos) que serão auxiliados pelo aluno;
      2. textos que serão gerados;

3. participação em atividades de avaliação do aprendizado dos alunos inscritos na disciplina;

4. atendimento às atividades em classe e extraclasse.

3. Cronograma de desenvolvimento das atividades em função do programa da disciplina.

O Plano de Atividades do Estagiário deverá ser assinado pelo Professor responsável pela disciplina na graduação, Professor Orientador de Pós-Graduação no Programa e pelo aluno de Pós-Graduação. Esse Plano de Atividades deverá ser entregue na Secretaria do PPGEE para apreciação em reunião da CPG.

O modelo de Plano de Atividades do Estagiário pode ser obtido AQUI.

Ao final da participação na disciplina de graduação, o pós-graduando deverá encaminhar ao responsável pela disciplina EEL-014 o Relatório de Atividades PESCD, com parecer do Professor Responsável pela disciplina de graduação junto a qual o estágio foi realizado, abordando, no mínimo, os seguintes aspectos:

1. Descrição de todas as atividades realizadas e respectiva carga horária (aulas, atividades extra-classe, avaliação de aprendizagem etc.);
  2. Avaliação do impacto de sua participação na disciplina para a melhoria da aprendizagem dos alunos de graduação e sugestões (se houver) para o aprimoramento da disciplina;
  3. Avaliação crítica de sua participação nas diferentes atividades, incluindo, aqui, a relativa aos eventos destinados à discussão de temas relacionados ao processo ensino-aprendizagem.
  4. Sugestões para melhoria do PESCD.

O Relatório de Atividades PESCD deverá ser assinado pelo professor responsável pela disciplina na graduação, Professor Orientador de Pós-Graduação no Programa e pelo aluno de Pós-Graduação e entregue na Secretaria do PPGEE para apreciação em reunião da CPG.

O modelo de Relatório de Atividades PESCD pode ser obtido AQUI.

Destacamos que caso o(a) aluno(a) se inscrever mais de uma vez na disciplina, o ProPGWeb apenas registrará no Histórico Escolar o conceito e os créditos obtidos na última vez que cursou a disciplina.